sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Metralhadora



            No ano de 1870 surgiu uma competição internacional, para a criação de uma arma simples, barata, confiável e que disparasse mais de um tiro por vez, automaticamente. O engenheiro estadunidense John Gatling criou a arma com essas características, e que depois levou seu nome, a metralhadora Sistema Gatling. Esta possuía seis canos, com uma agulha de percussão cada, e que giravam em torno de um eixo comum, acionadas manualmente por uma manivela. As balas estavam situadas em um recipiente que ficava acima dos canos, assim caiam nestes e ao chegar ao topo do giro, os percussores detonavam a bala, na parte inferior da estrutura havia uma abertura, por onde os estojos usados caiam. A metralhadora de Gatling disparava até 200 tiros por minuto, mas apesar do sucesso ela não era uma arma realmente automática, pois ainda precisava girar manualmente o conjunto.
            As gatlings foram usadas em poucas ações no século XIX, como a Guerra de Secessão. Mas estas ficaram sem uso até o final do século, devido à outra invenção chamada de metralhadora estilo Maxim. A metralhadora que conseguiu alcançar todos os requisitos foi inventada no ano de 1890, por Sir Hiram Maxim. A arma consistia em apenas um cano. A bala ao ser detonada, liberava energia para frente, empurrando o projétil, e também liberava energia para trás, o chamado coice. A metralhadora desenvolvida por Maxim, usava este coice para extrair o estojo usado, reengatilhar o percussor, capturar um cartucho e posiciona-lo para o disparo. Isso acontecia sem interrupções, a não ser que o estoque de cartuchos acabasse ou o gatilho fosse solto. Esta metralhadora disparava de 450 a 600 tiros por minuto.
            Por volta da década de 1890 no Sudão, foi feita a primeira demonstração do poder das metralhadoras de Maxim. Entretanto a maior prova do poder destas, veio entre os anos de 1914 e 1918 na Primeira Guerra Mundial.           
            Nos dias de hoje existem quatro modos de operação, utilizados por diferentes metralhadoras, são eles: recuo, operação por reação, a gás e canos giratórios (gatling).

           

0 comentários:

Blog Archive

About Me

grupo 2 - turma 304
Esmael Thums, Felipe, Gisele, Géssica H., Jandir, Jederson, Jéssica Zanatta
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.