sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Microfone



            No dia 4 de março de 1877, Emile Berninder criou o primeiro microfone. A invenção de um microfone prático foi crucial para o desenvolvimento inicial do sistema telefônico. Mas o primeiro microfone utilizável foi inventado por Alexandre Graham Bell. O desenvolvimento inicial do desenho dos microfones foi alcançado nos Laboratórios de Bell.
            Tecnicamente o microfone transforma vibrações mecânicas no gama audível em um sinal elétrico. Na maioria dos microfones existe um diafragma fino e flexível que converte ondas sonoras em vibrações mecânicas, que em seguida são convertidas em sinal elétrico através de uma bobina móvel ou também por carga e descarga de um condensador.
            No caso dos microfones de condensador eles precisam de uma tensão, chamada de phantom power, que é na verdade uma tensão de polarização.
            O microfone é um transdutor que converte o som em sinais elétricos. Em relação ao tipo de transdução acústica existem dois tipos de microfones, são eles: microfones de pressão, que são de má qualidade, e os microfones de gradiente de pressão, que possuem propriedades direcionais. Estes últimos apresentam um fenômeno chamado de efeito de proximidade, que aumenta a amplitude das frequências graves na proximidade da fonte sonora.
O efeito de proximidade resulta em uma “perda” de compasso entre a velocidade das partículas e a pressão na proximidade da fonte, o que origina um maior gradiente de pressão. Ao nos afastarmos da fonte a onda fica plana, a impedância torna-se resistiva e o gradiente de pressão resulta das diferenças de fase da forma de onda entre dois pontos opostos do diafragma do microfone.
Além do seu uso nos meios de comunicação remota, na amplificação do som ao vivo e em gravações, microfones são utilizados em diversos tipos de aparelhos, como telefones e computadores.
O desenvolvimento do microfone foi muito importante para o surgimento de outras invenções nos anos posteriores, como o rádio e a televisão, por exemplo. Além disso, a invenção foi extremamente necessária nas guerras e combates de qualquer fim, para transmitir e receber mensagens. È muito provável que sem o microfone, também não haveria a popularização de bandas e conjuntos musicais.

0 comentários:

Blog Archive

About Me

grupo 2 - turma 304
Esmael Thums, Felipe, Gisele, Géssica H., Jandir, Jederson, Jéssica Zanatta
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.