sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Máquina fotográfica

 A máquina fotográfica foi inventada no ano de 1844, pelo francês Louis-Jacques Daguerre, que posteriormente batizou sua invenção com o nome de "Daguerreótipo".

  O aparelho de Daguerre consistia em uma base de caixa preta, na qual era inserida uma placa de cobre, posteriormente sendo exposta á vapores de iodo. Depois a lâmina era exposta á luz por alguns minutos. Assim, a placa era submetida á vapores de mercúrio, que acabava aderindo a placa. E assim se formava a imagem!

  Mas o processo da fotografia era caro, principalmente por causa dos vários materiais químicos envolvidos no processo, que eram de difícil obtenção. Além disso, a máquina fotográfica era um equipamento muito pesado, e as chapas metálicas de cobre eram duras e não permitiam cópia alguma.

Mesmo com tal dificuldade, a fotografia popularizou-se rapidamente, e acabou se tornando uma febre. Depois de várias e várias adaptações, chegando aos dias de hoje, temos variados tipos de máquinas fotográficas totalmente digitalizadas, que podem capturar e salvar muitas imagens em muito menos tempo.

  A era da fotografia em placas de cobre passou, mas sem os pensamentos, descobertas e pesquisas do mestre da fotografia Jacques Daguerre, provavelmente hoje não teríamos nenhum tipo de dispositivo capturador de imagens disponível. Principalmente porque Daguerre acabou descobrindo que o mercúrio, poderia ser usado em fotografias, em um acidente com um termômetro quebrado em cima de uma de suas placas de cobre, e sem este pequeno acidente, a captura e reprodução de imagens não seria possível.

0 comentários:

Blog Archive

About Me

grupo 2 - turma 304
Esmael Thums, Felipe, Gisele, Géssica H., Jandir, Jederson, Jéssica Zanatta
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.