sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Locomotiva a Vapor


            George Stephenson era um engenheiro civil e engenheiro mecânico inglês, foi ele quem projetou a locomotiva a vapor. Stephenson quando jovem trabalhou em uma mina de carvão, como operador de máquinas a vapor, em Wylam.
            Em 1812, pelo fato do seu conhecimento sobre motores a vapor, ele deixou de operar e passou a construir. Stephenson projetou sua primeira locomotiva em 1814, a máquina foi chamada de Blucher e transportava carvão dentro da mina, esta tinha capacidade para transportar 30 toneladas.
            No ano de 1821 foi feito um projeto para a construção da linha férrea entre Darlington e Stockton-on-Tees. O projeto previa a utilização de cavalos para poder transportar o carvão sobre carris de metal, mas Stephenson convenceu o diretor da empresa a mudar os planos. Entre o ano de 1822 a 1825 construiu a primeira locomotiva à qual nomeou “Active” e mais tarde renomeou “Locomotion”. A inauguração da linha férrea foi em 27 de Setembro de 1825. Stephenson conduziu a “Locomotion”, que estava transportando 80 toneladas de carvão e demorou duas horas, para percorrer 15 km.
            Stephenson reparou que por muito pequenas que fossem as subidas a velocidade do comboio, diminuía drasticamente e que nas descidas os travões se tornavam inúteis, pois eles não conseguiam parar o comboio. Concluiu, portanto que as linhas férreas deviam ter um percurso plano.
            À medida que a ferrovia Liverpool – Manchester se aproximava do fim, os seus diretores organizaram uma competição para decidir quem construiria as locomotivas para operarem a linha. A corrida foi no ano de 1829, e a locomotiva “Rocket” de Stephenson foi a vencedora, tornando-se a máquina mais famosa do mundo.
            Stephenson tornou-se famoso. Morreu em 12 de agosto de 1848 na cidade de Chesterfield na Inglaterra.

0 comentários:

Blog Archive

About Me

grupo 2 - turma 304
Esmael Thums, Felipe, Gisele, Géssica H., Jandir, Jederson, Jéssica Zanatta
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.