sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Telefone



            No ano de 1860 o italiano Antonio Meucci, inventou o telefone, o qual chamou de telégrafo falante. Meucci criou o telefone, pois sua mulher era doente e ficava na cama no andar superior de sua casa, porém o laboratório dele era no térreo, assim ele não conseguia cuidar de sua mulher e ao mesmo tempo trabalha, criando assim o telefone para que quando sua mulher precisasse dele, não tivesse que sair de sua casa ou gritar.
            Há muitas discussões sobre a invenção do telefone, até então ela atribuída a Alexandre Graham Bel, entretanto o congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de Junho de 202, reconheceu Antonio Meucci como inventor do mesmo. No ano de 1870 Meucci vendeu a patente do aparelho a Alexandre Graham Bel.
            Basicamente o telefone é um aparelho eletroacústico que no ponto transmissor, à transformação de energia acústica em energia elétrica e no receptor, energia elétrica em energia acústica, permitindo a troca de informações faladas e ouvidas. Para isto os aparelhos telefônicos devem estar ligados a vários equipamentos, formando uma central telefônica. Os primeiros telefones estavam conectados a uma central manual que era operada por uma telefonista. O usuário girava uma manivela que gerava a chamada “corrente de toque” chamando assim a telefonista que através da solicitação do usuário, ligava os pontos manualmente através de “pegas”. Mais tarde surgiram as centrais automáticas, e os telefones passaram a ter “discos” para o envio de sinalização. Estes geravam uma série de pulsos de 1 a 10.
            No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro, por volta do ano de 1883. A cidade já possuía cinco centrais telefônicas com capacidade para 1000 linhas cada, sendo que também já funcionava a primeira linha interurbana, que ligava o Rio a Petrópolis.
No estado do Rio Grande do Sul a instalação do serviço telefônico foi no ano de 1885 em Pelotas, com a União Telefônica. A primeira empresa brasileira foi a Brazilian Telephone CO. Que no ano de 1889 foi incorporada à Brasilianische Elektrizitäts Gesellschaft, com sede em Berlim, que ganhou uma concessão de 30 anos.

0 comentários:

Blog Archive

About Me

grupo 2 - turma 304
Esmael Thums, Felipe, Gisele, Géssica H., Jandir, Jederson, Jéssica Zanatta
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.