sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dinamite


 A invenção da dinamite se deu depois de muitas pesquisas e tragédias. Tudo começou quando Alfred Nobel conheceu em Paris, o químico italiano Ascanio Sobreno que no ano de 1855, inventara a nitroglicerina. Apesar de esta ser altamente explosiva e instável, Nobel queria aperfeiçoá-la.
            Alfred acreditava que se a descoberta de Sobreno fosse aperfeiçoada, ela poderia ser usada na engenharia civil para a construção de túneis, estradas, canais, etc.
            Um experimento realizado por Nobel, no ano de 1864, resultou na morte  de um de seus irmãos e de várias pessoas. Este acontecimento levou as autoridades suecas, proibirem experiências com nitroglicerina em Estocolmo.
            No ano de 1866, Nobel descobriu que misturando a nitroglicerina com a sílica, o perigoso líquido se transformaria em uma pasta  podendo ser moldada em tamanho e forma. Esta podia ser colocada em buracos previamente perfurados em rochas ou outras estruturas que se desejasse explodir.
            O novo produto fez grande sucesso no mercado e os negócios de Nobel aumentaram de tal modo, que ele começou a exportar dinamite para países da Europa, América e Austrália. Construiu e manteve fábricas e laboratórios em 90 cidades de mais de 20 países.
            Nobel falava cinco idiomas, era amante de literatura, poesia e claro a química. Mas no dia 10 de dezembro de 1896, ele foi vítima de um ataque cardíaco, morreu em San Remo, na Itália aos 63 anos. Alfred Nobel não tinha herdeiros diretos. Por isso no ano anterior a sua morte fez um testamento destinando sua fortuna a premiar iniciativas em favor da humanidade. Mas esta vontade de Nobel só pode começar a ser cumprida alguns anos depois, pois parentes dele e autoridades de países onde, ele tinha investimentos questionaram a legalidade do testamento.
            O prêmio Nobel estava dividido nas categorias física, química, medicina, literatura e paz, A categoria Ciências Econômicas foi criada em 1968 pelo Banco da Suécia, uma homenagem ao inventor da dinamite. O prêmio é uma medalha, um diploma e uma quantia em dinheiro, cada categoria pode ter até três ganhadores. A entrega do prêmio é no dia da morte de Nobel.

0 comentários:

Blog Archive

About Me

grupo 2 - turma 304
Esmael Thums, Felipe, Gisele, Géssica H., Jandir, Jederson, Jéssica Zanatta
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.