sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dean L. Kamen


Dean L. Kamen é um inventor e empreendedor estadunidense.
Nasceu em Rockville Centre, Nova Iorque. É o fundador da DEKA Research & Development Corporation, uma empresa de engenharia que ficou famosa mundialmente por suas invenções inovadoras, como o Segway Human Transporter (uma espécie de patinete motorizado que responde a inclinações do corpo do usuário) e o iBOT Mobility System, feito para auxiliar a locomoção de deficientes físicos. Foi também o idealizador do FIRST, uma organização feita com o intuito de incentivar os jovens a se interessarem por ciência e tecnologia.
Kamen tornou-se conhecido pelo público provavelmente a partir da publicidade em torno do produto que acabou por torná-lo famoso, o Segway HT, um meio de transporte de duas rodas que funciona a partir do equilíbrio do indivíduo que o utiliza. Esta invenção possui um giroscópio que permite ao utilizador ter um maior equilíbrio e faz com que o Segway pare em pé.
Durante sua carreira, Kamen recebeu inúmeros prêmios. Ele foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia em 1997 devido a seus esforços para dispositivos biomédicos e por popularizar a engenharia entre estudantes do ensino médio. Em 2000, foi-lhe atribuída a Medalha Nacional de Tecnologia E.U. pelo Presidente Bill Clinton. Em Abril de 2002, Kamen foi galardoado com o Prêmio de Lemelson-MIT inventores pela sua invenção da Segway e de uma bomba de infusão para diabéticos. Em 2005, foi para o Nacional inducted Inventores Hall of Fame pela sua invenção da AutoSyringe. Em 2006, Kamen foi premiado com o Prêmio Global da Ação Humanitária das Nações Unidas. Kamen recebeu uma menção honrosa como Doutor em Engenharia na Kettering University, em 2001, bem como da Wentworth Institute of Technology, em 2004. E outra em 2007 de doutor honorário na Bates College.

0 comentários:

Blog Archive

About Me

grupo 2 - turma 304
Esmael Thums, Felipe, Gisele, Géssica H., Jandir, Jederson, Jéssica Zanatta
Ver meu perfil completo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.